Não, não sou pirómano nem nada que se pareça!
Sim, gostava que a PJ encontrasse este post e que transmitisse a sua mensagem a quem tem poder para alterar as coisas ou para as trazer à luz do dia..
O país anda mergulhado em incêndios devastadores.. e todos os anos é a mesma coisa.. desde há DÉCADAS!
uns anos ouve-se falar mais, outros menos, consoante o que o governo abafa ou consegue abafar..
mas a questão permanece, adoramos incêndios e todo o espetáculo que se desenrola em torno deles, até lhes chamamos os teatros de operações..! E o tuga, o miróne do costume estaciona na berma da estrada para ficar a ver enquanto os camiões de bombeiros não conseguem passar..
Adiante! todos os anos o estado gasta dezenas ou mesmo centenas de milhões de euros em meios aéreos.. seja por contrato ou os que os governos estrangeiros "amavelmente" disponibilizam a preço de ouro..
A proteção civil faz o melhor que pode ainda que tome decisões operacionais que eu não perceba de todo.. e eu sei do que falo. Estive literalmente no meio do grande incêndio de 2003 em Mação. Fiquei um bocado surpreendido e no calor do momento completamente fulo com os vários (3 ou 4) carros de bomberios que não quiseram apagar um pequeno campo de erva seca com não mais de um palmo de altura porque este se extinguiria ao chegar ao alcatrão.. não contaram foi com as fagulhas que saltam e que ateiam o outro lado da estrada onde se encontram pinheiros de 5 ou 6 metros engolidos por chamas ainda maiores.. e não, a nossa vida não passa em flash à frente dos nossos olhos quando parece que chegou o fim..
A solução é a prevenção! mais barata e podia dar emprego a muita gente durante algum tempo..
http://outraqualquercoisa.blogspot.pt/2011/06/agricultura.html
Boa noite!
Eu estive em Vila de Rei, concordo a 100%.
ResponderEliminar