segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Racismo

Tu que estás a ler este post, és racista?

a questão que se impõe é, o que é ser racista? tecer comentários impróprios sobre individuos de caracteristicas fisicas e intelectuais diferentes?

A definição de racismo é mesmo essa, pelo menos a dos livros.. falta somente um mero pormenor: a superioridade implicita, ou explicita, inerente a esse tipo de pensamento.

Quão mau é ser racista? é mau! quanto? depende!

julgar alguem somente pelo tom de pele ou pelo grau de inteligencia que possui é mau, mas se for por isso e por mais outra coisa, como por exemplo:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=32453

"A única coisa que se pode observar é que devia haver menos facilidade à entrada de estrangeiros cá em Portugal, porque há muitos portugueses desempregados. É certo que os portugueses muitas vezes não querem fazer o trabalho dos emigrantes, mas vão ter de fazer, não vão passar o tempo todo a receber subsídios."

e agora? quão mau é ser racista? menos? mais? não há uma resposta ética para esta pergunta, não há porque nem todas as pessoas são iguais nem todas se comportam da mesma maneira nem se comportam sempre da mesma maneira..
a questão é que em portugal não haveria tal tipo de criminalidade se não viesse malta de fora..

isto já para não falar na falta de poder que as forças de autoridade têm que estão de mãos atadas a toda a hora.. se disparam e calham a matar alguem podem is presos, se não disparam correm sério risco de morrer..

haja alguem que perceba onde isto vai parar..

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Controversias

Meias!

Ora aí está um tema muito controverso na nossa sociedade..
Por falar em controvérsias, a ligação que acabei de fazer pode ela própria ser controversa..

Mostraram-me ontem um post que falava do mundo e do louco que ele é.. chamar ou considerar alguéem louco é uma obscenidade! Digo mais, uma controvérsia!! (ok ok, não volto a usar este termo..)
É sabido que Galileu foi acusado de loucura aquando da sua teoria heliocentrica e foi a ver-se tinha razão..
Chamam-lhes loucos porque não os compreendem, não quer dizer que o facto de terem outro ponto de vista ou fazerem associações fora do comum lhes conceda esse estatuto!

Esclarecidos que estamos podem chamar-me de insano quantas vezes quiserem, reservo-me ao direito de não considerar a vossa opinião. ;)

Venho falar-vos do verão, essa estação do ano que ocorre de 21 de junho a 21 de setembro. Este ano porém prolongou-se por mais um mês e, do dia para a noite, entrou o outono, sem rodeios e sem pedir permissão.. Mas nem tudo veio tarde este ano, o natal veio mais cedo e com ele trouxe prendinhas (aka subsidio de natal) para a classe laboral.. Para os menos literados em linguagem moderna que eu (e isso é dificil) aka significa "also known as" ou também conhecido por para o monoglotas..

Introduzo aqui o tema da comunicação dado que uma ideia que me está intrinseca, entranhada em linguagem (de) doméstica, de que a informação é a arma do futuro. Toda a gente toma decisões com base nas informações que tem, sejam elas as correctas ou nem tanto.. Esta é a origem da espéculação! Parabéns, acabou de descobrir o porquê de o seu natal ter chegado no verão este ano.. A informação é muito util mas também muito perigosa.. pode trazer ajuda mas também causar a guerra..

Sendo que a informação nos chega a uma taxa cada vez maior, o futuro está em criar uma maneira de separar o trigo do joio, a informação verdadeira da restante para atenuar ou eliminar a especulação e as perigosas consequencias que podem advir de falsas informações..

já que os media não servem de filtro alguem terá de criar um..

(juro que quando foi pensado tinha muito mais piada este post..)


this could be, this should be paradise..



domingo, 23 de outubro de 2011

Desigualdades desiguais..

"Portugal é o sexto país da UE com menos produtividade no trabalho"

São as noticias que correm nos dias de hoje.. Nada que me espante dado que no sector público vejo filas e filas de gente À espera de ser atenditas nas repartições estatais enquando os empregados(as) colocam as cuscuvelhices em dia com a desculpa do sistema informático estar lento.. ou por chegarem 5, 10 ou mesmo 30 minutos atrasados(as).. ou as pausas a meio da manhã/tarde.. ou mesmo o demorar 10 minutos a atender uma pessoa que estaria servida em 5.. acredito que não seja assim em todo o país nem regra geral, no entanto é isto que faz baixar as estatisticas.. no sector privado isto não é bem assim que funciona..

Agora está na moda toda a gente criticar o governo porque os cortes nos subsidios de férias e natal para os próximos 3 anos vão ser somente para o sector publico e muita gente fala de injustiças sociais e mais uma data de bacoradas que eles gostam de ladrar aos 7 ventos.. 

O que eles não falam é que desde sempre que quem quer emprego garantido vai trabalhar para o estado.. já o disse várias vezes e defendo viemente este ponto de vista.. ainda hoje, quem quer ter emprego sem ter de se chatear à procura basta tirar o curso de docente.. ou inscrever-se nas forças armadas.. ou estudar enfermagem..

Muito eles falam em desigualdades sociais mas esta desigualdade nunca ninguem fala.. pergunto-me porquê.. para não falar que não conhecer o patrão tem as suas vantagens, não existe controlo sobre a productividade.. todos nós sabemos a qualidade operacional que isso transmite, deixemo-nos e hipócrisias..

Como tal, cortem-lhes os subsidios todos que ainda assim ficam em vantagem.. já que não referi que os despedimentos na função pública são logo protestados pelas centrais sindicais, as regalias na saúde (ADSE) e outras tantas coisas que falarei outro dia..

Compensa ser funcionário publico? Sem sombra de dúvida!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Há meia duzia de horas que morreu Gaddafi.

O que se seguiu, alegria? tristeza?

morreu de um tiro e posterior linxamento publico..

Que raio de animais são os que, sem dignidade, agridem o ditador estando a fazer aquilo que o criticaram e acusaram?



Não havia necessidade, não é assim que se constroi a paz..

sábado, 15 de outubro de 2011

O suicídio do Saramago..

6ª feira, chego a casa à hora do intervalo do jogo do benfica, ligo a tv e passo os canais para tentar ver a 2ª parte..

ao chegar à TVI (para além de um livro se suícidar) encontrei, sem grande espanto, a casa dos segredos no ar.. ao que a conversa era a mamalhuda com o loiro a dizer que um dia queria ir trabalhar para o estrangeiro.. eu bem que pensei, se eles aumentam o iva das casas de prostituição de 6 para 23% ela tem mesmo de ir pra fora pois assim não se safa nem como atriz.. peço desculpa, nem como actriz, assim é que é!
mais bacoradas foram proferidas mas não me atrevo a espalhar tais bardajisses..

o que é que aqui vinha dizer mais? não ma lembra.. por isso:

É tudo, por agora..

Lets lose ourselves again..

..Lets be ourselves againSomehow I find,I'm done falling to pieces it's a waste of my time!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rent

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article919879.ece

Mal li esta noticia leimbrei-me logo: comercio paralelo vai disparar, se as rendas vão deixar de entrar para o IRS ninguem vai querer contrato de habitação a vai preferir pagar menos.. para os senhorios é igual, escusam é de ter de pagar o iva.. que é 23% do que pagam, fazendo um desconto ainda passam a receber mais do que antes e os inquilinos pagando globalmente menos também ficam felizes..

onde é que isto leva? menos receitas para o estado.. Burros!

Deviam fazer exactamente o contrário para incentivar mais gente a fazer contratos de habitação e a pagar os respectivos impostos..


Ainda gostava de saber quem é o betume que anda a fazer as contas..!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Solutions

Há quem diga que ando a escrever muito ultimamente..

ou ando inspirado ou arranjei tempo e paciência para compilar uma data de pensamentos que já tinha à mto tempo.. deixo que descubram por vós..


Para perceber este post o leitor tem de estar ciente que cada metro quadrado do nosso país tem dono e para se ser dono de terreno tem de se pagar..

fala-se em crise mas esquecem-se as maneiras mais basicas de fazer dinheiro.. só se pensa é ir ao bolso do contribuinte.. Uma maneira fácil e simples de aplicar as várias políticas de vários ministérios e sem gastar € é o que venho postar hoje!

Primeiro é necessário apurar todo e qualquer metro quadrado de terreno e averiguar o seu dono, caso este não exista passa a ser estatal. Depois disso há que tratar dos terrenos, limpar e requalificar para que possam ser posteriormente rentabilizados, seja em agricultura, reflorestação para a industria papeleira ou somente por motivos ambientais ou mesmo para alugar a particulares.

O objectivo é este. a maneira de o implementar também é fácil, colocar os residentes dos estabelecimentos prisionais que não fazem um chavo o dia todo e têm comida, cama e roupa lavada a tratar da preparação dos terrenos, guardados os militares (que também nada fazem todo o santo dia..) a regra seria shoot to kill a quem tentasse fugir.. vá, essa é só a minha opinião para resolver a sobrelotação das prisões..
depois era criar uma empresa estatal agricula empregando utentes dos centros de emprego e cujos bens produzidos iriam ser distribuidos nas escolas, hospitais, creches e por aí fora, evitando o estado de ter de adquirir esses bens alimentares.
Até aqui estão resolvidos problemas de 4 ministérios, o da segurança social que reduz o número de desempregados e de pessoas a precisar de apoio social, o da administração interna na prevenção de incêndios e o já referido problema das prisões, o da defesa que não tem de mobilizar fundos para fazer treinos no terreno, o das florestas que querem resolver os problemas de falta de terrenhos para a exploração agricula em alguma zonas do país.. Por fim atenua-se um problema do ministério da economia que é melhorar o déficit na balança comercial tanto na alimentação como na energia.

Afinal são 5 problemas de 5 ministérios.. dado que só há 11 era cerca de 50% de actuação com uma unica medida..


Just Saying..

domingo, 9 de outubro de 2011

Escutas?

Sou um ser complexo, que ser racional pode afirmar o inverso?

Quem somos? Para onde vamos? Quem me paga uma cerveja?...   Não, não vou falar das grandes questões filosóficas dos nossos tempos.

Quem abre o meu habitual browser de net para consultar uma página depara-se com um amontoado de separadores a perder de vista e, normalmente, exclamam muitas coisas, nomeadamente interjeições..

Isto tudo para referir (e fundamentalmente encher chourições, como se diz na giria bloguense) que a minha leitura de noticias não acompanha a taxa a que elas saem nomeadamente cá pra fora..

Enquanto hoje lia a noticia das escutas telefónicas ao jornalista, e da "bronca" que isso deu, pensei: esses maricas que sobem!

Um bocadinho de concentradissimo de sumo depois e tenho a dizer que o SIRP é a última linha de defesa do nosso país, defesa em que sentido? todos.. tal como a CIA está para os EUA o SIRP está para este Jardim à beira mar plantado (Jardim com maiuscula porque de certeza que ele fica lá outra vez.. e 30 anos no mesmo sítio só mesmo se tiver plantado..), mas não serve só pra questões de guerra, terrorismo e coisas do género, porque o nosso é melhor que o dos outros, não só é a CIA como é também o FBI.. ah pois, que não andamos aqui a brincar aos cowboys (rapazes das vacas, ou como eu costumo dizer, um dia normal na casa dos segredos)..

Então se este serviço de segurança zela pela mesma aquém e além fronteiras é natural que escute, sem querer, as conversas que as pessoas têm ao telefone.. eu que sou eu, e que não quero saber, sou obrigado a ouvir que as pessoas falam tão alto..
Agora a sério, se existem processos judiciais que deviam estar no segredo de justiça e a informação é divulgada (o que é crime..) é natural que se queira descobrir quem é que cometeu esse crime.. e por aí fora! Na democracia não há vacas sagradas e ninguem está a salvo de ser escutado.. Quem não deve não teme e não há segredos para o SIRP! (de notar as palavras vacas e segredos na mesma frase..)

Devem ser escutados todos os que tenham conhecimentos de situações ilegais e não as denunciem ou todos os que sejam suspeitos de crimes! Afinal, é para isso que serve o serviço de informação da República Portuguesa..


Para finalizar queria só referir que não acredito em coincidências.


PS: Qualquer relação entre este post e uma crítica ao recauchutado reality show da TVI é pura coincidência..

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=29861

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

desta não se lembrou o Álvaro..

Já passaram mais de 100 dias com um novo governo e parece que o país levou com um tornado.. muita coisa a mudar e muito rápido.. tenho a dizer tou a gostar!

A reestruturação na área dos transportes hoje anunciada já há muito que fazia falta e já muitas vezes por mim referida era fulcral não só pelo enorme buracu financeiro mas também porque não servia a população convenientemente, o overlapping de serviços em alguns locais e a falta deste noutros não se justifica(va) para um país dito civilizado em pleno século 21..

Tinha-me ocorrido a ideia de interligações entre empresas públicas mas entre a CP e os CTT..  Passo a explicar:
Antigamente os comboios de passageiros eram usados também como transporte de encomendas e outros likewises..

Sem grandes alterações na extrutura de um comboio, em menos de 5 min por paragem se carregavam e descarregavam as cartas e encomendas afectas aos respectivos destinos..
Posto isto é fácil ver as vantagens, evita a deslocação desnecessária de camiões pelo país, permite várias distribuições diárias, nomeadamente de encomendas que se querem entregues o mais depressa possível..
menos gastos e estes aplicados nos comboios, reduzindo o passivo de exploração de várias rotas..

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Sr. Empregos disse hoje que ia só ali falecer e já voltava mas afinal não voltou..

pedaço a pedaço os poucos bons exemplos do século passado vão desaparecendo..

mais que uma pequena crise económica é uma colossal crise de valores que se vai acentuando à medida que as referências se vão tornando escassas..


É ver os feitos dele e sentir quão inuteis somos..