terça-feira, 29 de março de 2011

Economics

Já alguma vez olharam para o mapa-mundo? para o planisfério.. Pergunta parva a minha, é óbvio que já, se conseguem ligar o pc e vir aqui ter..

Ainda assim..




Portugal encontra-se mesmo no meio! A sua localização geo-estratégica é importantíssima a todos os níveis, não é por acaso que os americanos gostam tanto da base das lages..

A tradição nacional e experiência nos 7 mares podem, mais uma vez ser a solução dos nossos problemas.
Temos uma zona económica exclusiva do tamanho de toda a união europeia, é muita área marítima para explorar riquezas, quem sabe encontrar petróleo..

Mas não nos baseemos em suposições, vamos ao concreto. A localização central do nosso país é um factor do qual podemos extrair muitos benefícios, podíamos ser a porta de entrada e de saída de productos provenientes de outros continentes ou para outros continentes!

Como e porquê?

A grande maioria dos produtos comercializados é transportada por mar, uma vez que se conseguem transportar milhares de toneladas de uma vez, ficando o custo de transporte relativamente barato por artigo transportado, no entanto a fretagem dos mega-navios é extremamente cara, e ainda mais caros são os gastos com os portos de cargas e descargas..
Daí podemos ver que uma localização central poupa dias de viagem aos cargueiros, seja qual for o destino ou proveniência..

Como é que poderia ser feito? aproveitando os portos existentes, nomeadamente o de sines, com capacidade de receber os maiores cargueiros do mundo actual e aproveitanto a rede ferroviária para distribuir os bens pelo resto da Europa..
Porquê o comboio em vez do navio? é simples, é mais barato, mais rápido e mais ecológico transportar por ferrovia..

Para os péssimistas tenho a dizer que já se vai usando esta técnica para ganhar algum deste mercado (muito lucrativo uma vez que os custos portuários são elevadíssimos!) à Espanha porque as linhas ferroviárias são compatíveis já para o resto do continente..  (para mais informações bitola ibérica)

Era uma aposta de futuro e com futuro!

4 comentários:

  1. ainda hoje estavamos a comentar que o futuro de portugal passaria pelo mar, como noutros tempos.

    ResponderEliminar
  2. escreve as conclusões a que chegaram.. :)

    ResponderEliminar
  3. Xo João, temos as mesmas opiniões!!

    ResponderEliminar
  4. Tá bem visto senhor(a?) ponto final.. mais comentários é que são precisos ;)

    ResponderEliminar