terça-feira, 17 de abril de 2012

Auto-estrada do carril



e poderia acabar aqui que teria já um post escrito falando da falta de trabalhadores na agricultura nacional.. no entanto, para vossa infelicidade, não o farei.


É preciso ser-se um povo muito presunçoso para viver "isolado" da Europa em pleno século XXI..

Isolado porquê? temos auto-estradas, temos vias aéreas e até a ferrovia, mediante transbordo, chega a toda a Europa.. o problema é mesmo esse.. o transbordo custa tempo e dinheiro e implica entrar com outro operador na equação..

Tudo bem que em 1810 havia receio de os franceses voltarem cá outra vez e portugal e Espanha quiseram precaver-se, mas em 200 anos muita coisa mudou menos a ligação férrea.. preferiu-se a aposta no rodoviário , um automóvel em cada casa (ou 2)  a liberdade de se ir onde se quiser diziam (e pensavam) a questão é que   é muito pouco comum ver alguém conduzir metade do continente porque é cansativo! A única solução é voar e isso é caro.. É caro porque não há alternativa..

Em termos de mercadorias não vou voltar a falar para não ser repetitivo contudo digo só que a VW já possui um serviço ferroviário semanal de transporte de mercadorias entre a casa-mãe na Alemanha e a Autoeuropa por reconhecerem ser mais eficiente, rápido e económico este meio de transporte..


Espanha é o principal destino de exportação português não é por acaso.. é mesmo por não haver condições para que os nossos produtos sejam competitivos noutros países europeus..



Imaginem agora se houvesse um "auto-estrada do carril".. (ou sería SCUT?)

Bem hajam

Sem comentários:

Enviar um comentário